Sobre o CEMAT

CEMAT (Centro de Matemática Computacional e Estocástica) é uma Unidade de Investigação do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (IST-UL), com instalações no Departamento de Matemática e um Polo de investigação/gestão na Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa (FC-UL). O CEMAT foi fundado em 1996 com o nome original de Centro de Matemática Aplicada, e designado posteriormente por Centro de Matemática e Aplicações. O Centro é financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), Projeto UID/Multi/04621/2013, e é membro associado do CIM (Centro Internacional de Matemática). Presentemente é composto por 35 Membros Doutorados de várias instituições, 19 Estudantes de Doutoramento e 41 Colaboradores.

Áreas de Investigação


Notícias

31
jul
2021

In Memoriam Carlos Alves

O nosso colega e amigo Carlos Alves, Professor Catedrático, Coordenador da área científica e disciplinar de Análise Numérica e Aplicada do Departamento de Matemática do IST, e investigador do CEMAT, faleceu inesperadamente no dia 30 de junho de 2021. Tinha 55 anos de idade anos. Mais informações sobre a sua vida e carreira podem ser encontradas no artigo publicado na revista Inverse Problems in Science and Engineering e no Memoriam do Departamento de Matemática do IST.

15
dez
2021

Climate Session

Jessica Silva Lomba, Nova School of Business and Economics
17
nov
2021

Dense classes of multivariate extreme value distributions

We explore tail dependence modeling in multivariate extreme value distributions through the use of the scale function. The correspondences between the scale function and the spectral measure or the stable tail dependence function are given. Combining scale functions by ...

Membros da Direcção

 António Pacheco Pires (Presidente)  |  Carlota Rebelo Gonçalves (Coordenador do Conselho Científico)

Membros da Comissão Executiva

António Pacheco Pires  (Presidente)  |   Carlota Rebelo  |   Conceição Amado  |  Manuel Scotto (Vice-Presidente)

Membros da Comissão Internacional de Acompanhamento

Alfio Quarteroni (Chair)  |  Ivan Graham  |  Jean-Éric Pin  |  Peter Rousseeuw