Página Inicial  
 
 
 
 
 
 
 
Bem-vindo
Os números escondem a chave.
 

A expressão “O Livro da Natureza” pertence a Galileu Galilei, o cientista italiano fundador do método experimental. Foi ele o primeiro a reparar que “O Livro da Natureza está escrito em caracteres matemáticos.”, isto é, que a Matemática é a linguagem das leis naturais. O exemplo da queda dos graves é a este respeito bem ilustrativo: os corpos caem de uma maneira regular, percorrendo distâncias que são proporcionais aos quadrados dos tempos.

As Ciências Físico-Químicas e a Matemática – as chamadas ciências básicas – têm uma forte interdependência e este facto deve ser reconhecido no ensino das duas disciplinas, tanto a nível básico como secundário. Tem sido esta a perspectiva seguida nos países do mundo onde as ciências e o ensino das ciências estão mais desenvolvidos.

Em Portugal são bem conhecidos os problemas de aprendizagem das ciências básicas a nível dos ensinos básico e secundário. O projecto “O Livro da Natureza”, realizado por investigadores e professores das áreas da Física, e da Matemática, pretende ser um contributo para diminuir essas carências.

Os participantes do presente projecto pretendem contribuir para melhorar o ensino das ciências básicas, por meio da realização de palestras para alunos e de mini-cursos para professores, onde ressalte a ligação da Física com a Matemática.

Esta iniciativa inclui palestras e mini-cursos, a serem realizados em escolas básicas e secundárias. Os mini-cursos só terão lugar para o mínimo de 15 participantes. Inscreva-se, parta à descoberta.

Apoios: Projecto do âmbito Ciência Viva, co-financiado pelo FEDER através do programa operacional ciência e inovação 2010. É uma acção conjunta dos centros:

 
 
 
       
   
   
Design by UNBLOCK.
Copyright Instituto Superior Técnico / CEMAT